LSF

Esta abreviatura designa um sistema construtivo em que o aço é o principal material da estrutura do edifício. Visto que as peças usadas são fabricadas a partir da moldagem de chapa de aço galvanizado estrutural, com uma liga específica, respeitando o Eurocódigo 3, com baixa espessura, tanto os perfis como as vigas usadas possuem baixo peso.

Daí a designação Light Steel Framing, ou seja, Estruturas Ligeiras em Aço.

Aplicações principais

O LSF (Light Steel Framing) é especialmente indicado para construção de edifícios residenciais, unifamiliares, bem como para a reabilitação de edifícios antigos. No entanto, existem várias outras áreas onde é possível tirar partido das muitas vantagens do sistema.

 

 

Para melhor, muda-se sempre!

Nos artigos alistados abaixo analisamos as principais características do sistema LSF e o seu desempenho em diversas áreas. Em algumas delas existem vantagens significativas ao optar pelas estruturas em aço, com grande vantagem anti-sísmica perante a construção convencional, o que é cada vez mais uma realidade e preocupação da população, pois Portugal é dos países da Europa com maior exposição sísmica.

 

  • Não tem tempo de cura
  • Não é necessária a abertura de roços
  • Durabilidade
  • O esqueleto está todo à vista, não sendo possível ocultar um serviço mal executado

Habitação de custos controlados

O rigor do sistema LSF permite um controlo de custos impossível de alcançar com outros métodos. Assim, apesar do preço final não ser uma das vantagens do LSF no caso de uma única moradia isolada, a massificação da construção pode resultar numa considerável redução de custos. Isso acontece na construção de vivendas geminadas ou em banda, em urbanizações ou em prédios. Neste tipo de construção em massa, a maior parte das paredes e secções de piso e de telhado poderão ser fabricadas previamente em armazém.

 

 

Preço 

As estruturas em Light Steel Framing têm a melhor relação custo/qualidade devido à menor intervenção de mão-de-obra e à baixa percentagem de perdas de matérias-primas e materiais durante a construção.

 

Tempo de construção

O tempo de construção é inferior em cerca de 1/3 comparativamente com a construção convencional.

Todas as uniões do LSF são aparafusadas: aço/aço e aço/OSB.

As vigas de aço têm elevada resistência e baixo peso, prescindindo da montagem de uma grua em obra.

 

 

Estrutura

As estruturas em aço leve têm elevada resistência sísmica devido à flexibilidade da forma de construção. Toda a estrutura é aparafusada.

A durabilidade das construções em LSF é elevada, devido às características base do aço e à reduzida necessidade de manutenção ao longo dos anos.

A nível de área interna, o espaço disponível é maior, uma vez que a secção das paredes é menor.

Esta forma construtiva proporciona maior liberdade e criatividade a nível arquitetónico, permitindo projetos com grandes vãos e consolas de várias dimensões.

Isolamento Térmico e Acústico

Estes edifícios têm uma qualidade de isolamento inigualável, proporcionando maior conforto e uma poupança significativa em energia, quer para aquecimento quer para arrefecimento.

Construção Sustentável

O método de construção em LSF não utiliza matérias poluentes e reduz em cerca de 70% dos consumos de energia.

As emissões CO2 são igualmente inferiores e todos os materiais utilizados na construção podem ser reciclados.

Além do facto de as sobras de aço serem reaproveitadas, o OSB é um material 100% sustentável.

Aspeto Exterior
O aspeto exterior final dos edifícios construídos com o sistema Light Steel Framing é muito idêntico ao dos modelos de construção convencional. A grande vantagem dos edifícios construídos em aço leve consiste na manutenção de um aspeto sempre novo ao longo do tempo, sem infiltrações, fissuras, cores desbotadas, etc.

TOP